Chloroquine Pop-ups - André Damião

O site não funciona em dispositivos móveis e roda melhor no google chrome , não se esqueça de autorizar os pop-ups do site.

The site doesn't work on mobile devices and runs better on google chrome, don't forget to authorize pop-ups on the site.

______________________________________________________________________________________________

Pop-ups de cloroquina é um ensaio em forma de website composto próximo ao momento no qual o Brasil ultrapassou 100.000 mortes por SARS-CoV-2. O trabalho explora de maneira exaustiva os elementos sonoros, visuais e interativos da interface do navegador web: pop-ups, movimentos de mouse e o arrastar das janelas constituem as formas de tocar o instrumento que executa essa composição. A narrativa proposta no trabalho é mostrada através de algumas imagens que formaram parte de um imaginário constituído no Brasil ao longo da quarentena até aquele momento. Alguns desses elementos audiovisuais perpassam todo o trabalho e são resumidos aos números. A contagem, nesse caso expressa não só a lógica interna e tautológica do meio digital, como a expressão de uma forma com a qual fomos anestesiados ao longo do período da quarentena a cada anúncio de centenas de novas mortes.

____________________________

Chloroquine pop-ups is a webessay composed around the moment in which Brazil exceeded 100,000 deaths from SARS-CoV-2. The work explores exhaustively sound, visual and interactive elements of the web browser interface: pop-ups, mouse movements and the dragging of the windows constitute the ways of playing the instrument that performs this composition. The narrative proposed in the work is shown through images that formed part of the imaginary constituted during the quarantine period in Brazil until that moment. Some of these elements permeate the whole history, which are summarized in numbers. Counting, in this case, expresses not only the tautological and universal logic of the digital medium, but also the form in which we get gradually more anesthetized throughout the days while listening to the announcement of hundreds of new deaths.

______________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

Vivemos um período de guerra no Brasil. Ao menos essa é a metáfora que o Estado brasileiro utiliza recorremente ao longo do período da pandemia de 2020. Desde então somos atingidos diariamente por balas de canhão através de nossas telas e replicamos seus estilhaços da mesma forma, iluminados pela luz de nossos dispositivos. No entanto, quando ouvimos os representantes oficiais do governo não conseguimos saber quem seria nosso inimigo nesse confronto. Isso é um motivo de angústia, reiterado pelo isolamento social que nos afasta da maior parte da informação que não seria mediada pelos alto-falantes e, principalmente, dos espaços de convívio social que constituem a experiência do cotidiano. O retardo do anúncio de um oponente ao longo da batalha, adicionado à recusa de qualquer mudança da direção das velas do navio da “ordem e progresso”, mesmo durante a turbulência, nos levam a crer que, novamente, os inimigos seriam aqueles que estiveram desde sempre nos porões da embarcação. O peso de antagonista recai sobre quem está no subsolo do navio que re-naufraga a cada volta. Pois o naufrágio faz parte desse percurso, e seu acontecimento apenas explicita aquilo que é precário em sua estratégia. Sob certa perspectiva, a falta do inimigo e a supressão dessas camadas da sociedade são ausências que se complementam, e formam um grande espaço oco, que nos aparta do que acontece na realidade, pois apenas reitera as mesmas bases estruturais dessa arquitetura social. Enquanto esperamos pelos invasores, desnorteados dentro desse vazio reconfigurado pela tecnologia, ouvimos de forma abafada os anúncios sobre centenas de milhares de mortes. E essas sim, são a única parte verídica da guerra anunciada pelo Estado. A morte é única expressão do real em meio à pandemia.

____________________________

 Brazilian State uses repeatedly throughout the 2020 pandemic period.

 Since then we have been hit daily by cannonballs through our screens

 and we replicate their shrapnel in the same way, illuminated by the light

 from our devices. However, when we hear the government officials can not

 know who would be our enemy in this confrontation. This is a cause for

 anguish, reiterated by the social isolation that distances us from most of

 the information that would not be mediated by buttons and speakers and,

 mainly, from the social spaces that constitute the daily experience. The

 delay in the announcement of an opponent throughout the battle, added to

 the refusal of any change in the direction of the ship “order and progress”,

 even during turbulence, leads us to believe that, again, the enemies would

 be those who were always in the hold of the vessel. The weight of the

 antagonist falls on whoever is in the subsoil of the ship that re-sinks at each

 turn. Because the shipwreck is part of this path, and its event only makes

 explicit what is precarious in its strategy.

 From a certain perspective, the lack of the enemy and the suppression of

 these layers of society are absences that complement each other, and form

 a large hollow space, which separates us from what happens in reality,

 because it only reiterates the same structural bases of this social architecture.

 While we wait for the invaders, bewildered within this void reconfigured by

 technology, we hear muffled announcements of hundreds of thousands of

 deaths. And that is the only true part of the war announced by the State.

 Death is the only expression of the real in the midst of the pandemic

______________________________________________________________________________________________